Todos nós temos conhecimento de que a nicotina é uma das principais substâncias psicoativas mais utilizadas no mundo presente no tabaco. Sua ação pode afetar negativamente o desenvolvimento cerebral diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, dentre outros.
Veja nos próximos tópicos quais os riscos do uso em excesso e como eliminar o vício.
Beneficios de parar de fumar
Ao eliminar por completo o vício pelo cigarro, os resultados e benefícios são notados instantaneamente. Além de contribuir para uma vida de qualidade, reduz drasticamente os riscos de um possível câncer de pulmão e outras patologias relacionadas ao vício.
Após 20 minutos- Pressão arterial volta ao normal
Quando não há o processo de fumar, após 20 minutos, há o equilíbrio da pressão arterial e a frequência do pulso, o que melhora a saúde cardiovascular e previne riscos.
Após 12 horas- O nível de monóxido de carbono volta ao normal
O monóxido de carbono presente na fumaça do cigarro se liga à hemoglobina no sangue, reduzindo a quantidade de oxigênio que pode ser transportada para os tecidos, causando diversos tipos de doença. Ao parar de fumar, os níveis se regulam gradualmente.
Após 24 horas- Os pulmões se recuperam e os brônquios se limpam dos resíduos do tabaco
O processo de parar de fumar é fundamental para recuperar a saúde pulmonar, já que a substância nicotina danifica os tecidos pulmonares e reduz a função respiratória. Após 24 horas, o organismo se restabelece e volta a funcionar normalmente.
Entre 2 à 12 semanas- Circulação melhora e a função pulmonar aumenta
Quando uma pessoa para de fumar, a circulação sanguínea melhora significativamente. Isso ocorre porque o tabagismo causa estreitamento dos vasos sanguíneos, o que restringe o fluxo de sangue para órgãos e tecidos. Em relação à função pulmonar, também há uma mudança positiva, já que o uso do tabaco provoca incapacidade respiratória ao longo do tempo.
Entre 1 à 9 meses- A tosse e a falta de ar diminuem
O tabagismo irrita as vias respiratórias, levando à produção de muco e inflamação dos pulmões, o que resulta em tosse crônica e dificuldade para respirar. No entanto, dar um fim a esse processo, proporciona uma melhora na capacidade pulmonar, evitando tosses e a temida falta de ar.
Após 1 ano: Diminuição do risco de doenças cardiovasculares
Após abandonar o vício por 1 ano, há a eliminação dos riscos de doenças cardiovasculares, já que a substância danifica os vasos sanguíneos, aumenta a pressão arterial e reduz o fluxo sanguíneo, o que pode levar a problemas como aterosclerose, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
Métodos para parar de fumar
Por mais que parar de fumar seja um processo assíduo, há sim diversas possibilidades para eliminar de vez o vício e restaurar a saúde pulmonar. Através deste artigo, será abordado algumas das principais formas mais eficientes para te ajudar com isso, veja a seguir:
Alimentos ou suplementos que podem ajudar
Alguns alimentos podem contribuir ativamente na redução do vício contra o cigarro e no aumento do humor, dentre eles podemos citar alguns tipos de grãos, cenoura, brócolis, peixes, leite e outros. No entanto, não são todas as pessoas que conseguem consumir a quantidade adequada dos nutrientes necessários, por isso, Gallactinina é essencial no tratamento contra o vício pelo cigarro, já que possui diversos ingredientes concentrados em cápsulas e altamente poderosos, auxiliando na absorção e na síntese de proteínas.
Exercícios que podem ajudar
Realizar atividades físicas não só contribui na melhora da saúde e bem-estar, como também auxilia na distração contra os desejos de fumar. Dentre os mais benéficos estão: caminhada, corrida, esteira ou bicicleta ergométrica, natação ou ainda práticas relaxantes de Yoga.
Hábitos que podem ajudar
O processo de parar de fumar é uma tarefa complexa e árdua, por isso, é preciso incluir alguns hábitos saudáveis que podem contribuir na eliminação do vício. É sempre recomendável praticar atividades físicas, ingerir alimentos nutritivos, eliminar gatilhos que causam o desejo e se necessário, buscar por um profissional da área.
Quais os cuidados preciso ter para parar de fumar e o que evitar?
A nicotina é uma substância presente no tabaco e que pode afetar em diversas áreas da vida, por isso, é extremamente necessário realizar uma intervenção antes que a situação se agrave.
Em casos de estresse, o qual tem por consequência o desejo de fumar, é viável tentar controlar a respiração e praticar algum exercício físico ou atividade que possa causar distração de maneira instantânea.
Gallactinina é um poderoso suplemento alimentar natural que pode auxiliar no fim do vício pelo cigarro e auxiliar na melhora do bem estar em geral. Além do mais, não possui nenhuma contraindicação e nenhum efeito colateral, podendo ser utilizado por qualquer pessoa que esteja lutando contra o anseio por fumar.